A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará mais 400 testes para pessoas sem sintomas suspeitos de covid-19 neste sábado (17), na carreta itinerante que volta para o Ginásio de Esportes Nelson Rüiegger, após atender demanda de outras regiões.
As senhas começam a ser distribuídas às 7h no local e os exames serão realizados das 8h às 16h do mesmo dia, seguindo horários agendados e informados nas próprias senhas, na carreta. Os interessados devem levar documento com foto, comprovante de endereço e o cartão SUS.
A ação faz parte da estratégia adotada pela administração municipal para avaliar a evolução da doença e também indicadores epidemiológicos na cidade.
A testagem em massa é destinada principalmente a pessoas que apresentam sintomas suspeitos, como febre e problemas respiratórios, e passam por atendimento médico na tenda sentinela da Santa Casa e na UPA 24h – familiares e pessoas que tiveram contato próximo com pessoas que testaram positivo também fazem o exame.
Mas a Secretaria da Saúde também programou ações específicas para testagem de assintomáticos, como a deste sábado e também a realizada no último fim de semana, que realizou 508 exames para esse público.
De acordo com a Secretaria, a carreta itinerante já realizou mais de 12 mil testes em Araras desde o último dia 8 de setembro, quando iniciou as atividades no município – deste total, mais de 2 mil foram feitos em ações voltadas a assintomáticos. O serviço foi contratado pela Prefeitura de Araras, por meio de licitação.
Como são os testes na carreta
Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.
Com a ampliação da testagem, o número de confirmações da doença na cidade tende a aumentar também, o que não significa necessariamente piora nos índices e sim redução na subnotificação dos casos. A testagem em massa vai ser importante também para traçar estatísticas mais detalhadas e específicas sobre a doença na cidade.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.
A ação visa também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).