Clientes do escritório Cortella Advogados, sediado em Araras, estão sendo vítimas de tentativas de golpe por mensagens de whatsapp. São abordagens fraudulentas a partir de informações públicas sobre processos judiciais.
Os golpistas se passam por advogados e integrantes da equipe do escritório, utilizando números de telefone falsos e informações enganosas para ludibriar as vítimas. São mencionados números de processos reais e de partes que envolvem o cliente. Até o momento nenhum cliente caiu no golpe, todos procuraram o escritório para obter informações.
As tentativas de golpes começaram no dia de ontem (18) e outras também no dia de hoje (19). Já foi registrado boletim de ocorrência perante a Polícia Civil. Também foi informada à operadora de telefonia para que possam bloquear os números fraudulentos. Nas redes sociais do escritório foram publicados alertas de golpe.
Até o momento são dois os números que estão sendo utilizados pelos golpistas: 19.9.9790.2294 e 19.9.9622.5702. Eles se passam pelo advogado Breno Zanoni Cortella e pela recepcionista do escritório. Usam fotos disponíveis nas redes sociais. Trata-se de uma falsificação e de estelionato.
O advogado Breno Zanoni Cortella, sócio-fundador do escritório Cortella Advogados, expressou profundo lamento diante desse episódio perturbador. “É preocupante que criminosos estejam se aproveitando da confiança que nossos clientes depositam em nosso trabalho para cometer atos ilícitos. Repudiamos essas ações e estamos tomando todas as medidas para identificar e responsabilizar os envolvidos”, declarou o advogado.
Diante dessa situação, o escritório Cortella Advogados reforça a importância de que as pessoas fiquem atentas e tomem precauções ao receber comunicações relacionadas a seus processos judiciais. Em especial, é necessário desconfiar de solicitações de pagamentos de guias ou qualquer outra forma de transação financeira que não tenha sido previamente comunicada e confirmada pelos canais oficiais. Desconfie também de boletos e pagamentos de PIX para contas de pessoas físicas. “Sabemos que hoje o crime está muito voltado para esse tipo de mecanismo, então precisamos que todos estejam em alerta”, disse o advogado Breno Zanon i Cortella.
Para evitar possíveis fraudes, o escritório Cortella Advogados informa que seu telefone fixo é o (19) 3352-4850 e o número de WhatsApp é o (19) 9.9696-3474. Qualquer outra comunicação que se apresente em nome do escritório Cortella Advogados e não esteja vinculada a esses contatos deve ser tratada como suspeita.
A equipe do escritório Cortella Advogados está empenhada em colaborar com as autoridades para a investigação e o combate a essa prática criminosa. E solicita que qualquer informação ou indício relevante seja compartilhado com o escritório e com as autoridades policiais. No whatsapp também é importante que esses números fraudulentos (19.9.9790.2294 e 19.9.9622.5702) sejam bloqueados e denunciados.
O advogado Breno Zanoni Cortella ressalta para que todos estejam vigilantes e adotem medidas de segurança ao se comunicarem com seus advogados a fim de preservar a integridade de seus dados e evitar prejuízos financeiros. “Hoje está acontecendo conosco, mas sabemos que é uma situação que está generalizada, há notícias disso estar ocorrendo por todo o país desde o início do ano”, conclui.
Com informações: