Formatura dos novos guardas civis municipais é marcada por homenagens e emoções

Categoria Notícias, Polícia Publicado em
- Updated

Solenidade foi bastante simbólica para corporação, já que a solenidade fez tributo aos 50 anos da Guarda Civil Municipal de Araras, ao apresentar um vídeo-documentário sobre a história da Instituição

“Acredite que nenhum de nós já nasceu com jeito para super-herói. Nossos sonhos a gente é quem constrói”. A música de Jamily foi interpretada pelo paraninfo da turma, o gcm Diego Henrique Mello, acompanhado da Banda Azul Marinho, da própria Guarda, durante os momentos emocionantes vividos na formatura dos 15 novos guardas civis municipais realizada no último sábado (24) no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita.

A cerimônia foi bastante simbólica para corporação, já que a solenidade fez tributo aos 50 anos da Guarda Civil Municipal de Araras ao apresentar um vídeo-documentário sobre a história da instituição, que atualmente conta com 183 profissionais entre homens e mulheres. O evento fez parte da programação da Semana do Município 2018 em que Araras completou 147 anos de emancipação político administrativa.

O paraninfo da turma, gcm Mello, se emocionou ao falar sobre a oportunidade e a responsabilidade que tem um paraninfo ao dar o último conselho antes da formação dos guardas. Na corporação há três anos, o agente de segurança chegou a fazer sete concursos até conseguir realizar o seu sonho de vestir a farda azul marinho.

“Lutei muito para estar onde estou hoje, protegendo os ararenses pelas ruas da cidade. No ano passado, após um dia rotineiro de trabalho, estava eu voltando para casa quando sofri um acidente e tive minha perna amputada. Hoje, com uma prótese, desempenho minha função com o mesmo amor de antes, mas com uma fé muito maior. Por isso, não desistam dos seus sonhos”, comentou o paraninfo.

No palco estavam o prefeito Pedrinho Eliseu, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Luiz Emílio Salomé, o anfitrião do dia, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcos Buzolin Gonçalves, o presidente da Câmara Municipal de Araras, Pedro Eliseu Sobrinho, o comandante da gcm do município, Carlos de Alencar Ramos e o paraninfo da turma, o gcm Mello.

Prestigiaram a cerimônia o delegado titular de polícia de Araras, Edgar Albanez, o capitão da política militar de Araras, Hellington Ilgges da Silva, o subtenente do Tiro de Guerra de Araras, Carlos Augusto Ramos da Silva, o capitão da 1ª Cia da PM de Sumaré, Michel Ricardo Berbel, representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a advogada Célia Regina Ribeiro da Silva, além da presença dos vereadores Anete Monteiro dos Santos Casagrande, Eduardo Elias Dias, Romildo Borelli e Marcelo de Oliveira.

“Toda essa solenidade só comprova o quanto a Prefeitura preza pela segurança dos que aqui vivem. Esses novos formandos desempenharam ótimas posturas disciplinadoras durante todo o curso de Aperfeiçoamento e agora estão mais do que aptos a serem guardiões e protetores da população. Sem dúvida, todos eles ajudarão a escrever os novos capítulos da história da Guarda Civil Municipal”, disse o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Marcos Buzolin Gonçalves.

O prefeito Pedrinho Eliseu, que ficou bastante emocionado durante o seu discurso, frisou que existem muitas coisas importantes que acontecem no mundo, só que a maior delas, é a condição de amar e proteger o outro. “Se me permitem dar um conselho a esses moços que hoje vestem oficialmente a farda azul marinho é: primeiro o de respeito pelo legado dos que passaram. Ninguém constrói um futuro sólido se não tiver condição de olhar para trás e reconhecer aquilo que os outros plantaram. Segundo que não se esqueçam de que, em suas mãos, no dia a dia da nossa cidade, está um pouco do coração de cada um dos ararenses que aqui nasceram ou que para cá vieram. Terceiro, que nós nunca nos esqueçamos de Deus. Porque a maior arma não é a de fogo, mas é a arma do amor, da compreensão da situação dos outros sem omissão e sem fraquejar, mas com os olhos de enxergar que todos somos seres humanos e que se soubermos repreender os outros, corrigiremos o Brasil”, disse o prefeito.

Agentes de segurança qualificados

A capacitação dos 15 gcms foi de responsabilidade do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal de Araras, comandado pelos guardas Reinaldo Benites – diretor de coordenadoria do CFTA e do Valdir Albertini, chefe do centro escolar. A duração do curso foi de 600 horas de atividades, conforme grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O conteúdo programático foi ministrado por autoridades da segurança pública e profissionais de outras áreas correlacionadas. Os formandos também tiveram aulas teóricas e práticas de tiro defensivo, bem como aulas de direção defensiva, o que garante a excelência na formação desses novos integrantes da corporação.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, para 2018 há previsão para abrir novo concurso público para mais 50 vagas dentro da corporação, aumentando ainda mais o efetivo para dar mais segurança aos ararenses.

Secom/Prefeitura de Araras

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu