Araras confirma 504 casos de dengue

Categoria Notícias, Saúde Publicado em
- Updated

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 504 casos de dengue em Araras nesta sexta-feira (14). Desse total, segundo balanço divulgado pelo setor de Endemias, 477 são autóctones (contraídos no município) e 27 importados. Além disso, outros 27 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 280 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Araras declarou situação de emergência – quando há alto risco de proliferação da doença – no dia 15 de maio, como informado pela Prefeitura, depois que a cidade atingiu 199 casos autóctones da doença.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, foram intensificadas em toda cidade e envolvem visitas rotineiras nas residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.

Apesar disso, também é importante – e necessário – que a população colabore diariamente na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, com algumas ações básicas que podem ajudar a reduzir os casos de dengue.

“As pessoas precisam ser conscientes e evitar deixar qualquer material que possa acumular água exposto. O setor de endemias trabalha diariamente para evitar que os casos de dengue continuem crescendo, mas também precisamos da ajuda da população. Ninguém quer ficar doente, por isso, a dengue é um problema de todos”, ressaltou a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Notificação

É importante ressaltar que, em caso de confirmação da doença no Pronto-Socorro ou em hospitais particulares, o paciente deve procurar também uma unidade de saúde da rede municipal. “Somente quando o paciente procura um posto de saúde podemos realizar o exame específico e a notificação do caso. Dessa forma, nossas equipes realizam o bloqueio casa-a-casa e a nebulização da área para evitar novos casos”, ressaltou a coordenadora de endemias.

O trabalho da equipe de combate à dengue é constante durante o ano todo, mas a participação da população é fundamental para eliminar o mosquito da cidade. Durante o mês de abril, os agentes realizaram mutirões na zona leste e retiraram quase 2 toneladas de materiais que poderiam servir como criadouros das residências vistoriadas. “Pedimos a população que cuide de suas residências, evitando deixar materiais que possam acumular água e servir como criadouros”, comentou Luciana.

Tratamento da Dengue

Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente consuma líquidos para evitar a desidratação. Remédios para aliviar o desconforto dos sintomas só devem ser tomados com orientação médica, pois podem agravar a situação.

Os postos de saúde estão equipados para atender a população, em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Além disso, a Santa Casa de Araras e a UPA (Hospital Elisa Sbrissa Franchozza) funcionam 24 horas para situações emergenciais.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza testes rápidos para diagnósticos da dengue no Centro de Saúde 2 João Geraldo Noronha, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros. O exame é gratuito e deve ser realizado até, no máximo, três dias após o início dos sintomas. Após esse período, o paciente deve realizar o exame de sorologia que é coletado nos postos de saúde, a partir do 7° dia do aparecimento dos sintomas.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

Bairros com maior número de casos de dengue

Centro – 49 casos

Parque Tiradentes – 44 casos

Jardim Morumbi – 37 casos

Parque Industrial – 28 casos

Parque Dom Pedro – 27 casos

Narciso Gomes – 25 casos

José Ometto II – 17 casos

Jardim Fátima – 16 casos

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

– Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu