Araras é referência na cura da tuberculose

Categoria Notícias, Saúde Publicado em

Araras é considerada referência no tratamento e na cura da tuberculose. O Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo conferiu à cidade o prêmio de Qualidade nas Ações contra a Ttuberculose, em solenidade realizada nesta segunda-feira (23), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo/SP.

Organizado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, o evento homenageou os municípios com alto índice de cura da doença. Das 26 cidades que fazem parte do Departamento Regional de Saúde (DRS 10) – de Piracicaba, Araras foi a única que atingiu a meta de 85% ou mais de cura.

O SAE/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento de Araras) Enfermeira Adalgisa dos Santos Gonçalves, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde, é responsável pelo acompanhamento dos pacientes e distribuição de medicamentos aos postos de saúde, que realizam a chamada dose supervisionada.

“Na dose supervisionada, funcionários dos postos de saúde levam o medicamento à casa dos pacientes, com o objetivo de evitar o abandono do tratamento e alcançar um alto índice de cura”, explicou a coordenadora do explicou a coordenadora do SAE/CTA, Gláucia Regina Teodoro.

Além disso, o Centro realiza anualmente duas campanhas de orientação e prevenção sobre a tuberculose, com intensificação da busca pelos sintomas. Durante a mobilização, realizada em março e em setembro, os participantes são questionados sobre possíveis sintomas da doença e, dependo da situação, podem ser encaminhados para o exame de escarro e/ou raio-X de tórax.

“A segunda campanha de 2019 foi realizada no último sábado (21), no CEU (Centro de Esportes Unificado) José Olavo Paganotti. No local, 69 pessoas passaram por entrevista para identificação dos sintomas da tuberculose e 84 realizaram testes rápidos para HIV e sífilis. Desse total, duas pessoas tiveram resultados positivos para sífilis e já estão sendo acompanhadas”, ressaltou a coordenadora. 

Segundo o SAE, há 22 casos de tuberculose em tratamento em Araras. O tratamento, que é realizado com o uso de antibióticos, tem duração mínima de seis meses, podendo ser prolongado para nove meses, dependendo o caso.

“É de extrema importância que o paciente não abandone o tratamento antes do término, pelo risco de resistência bacteriana. Por isso, nosso trabalho de acompanhamento é tão importante e reflete em resultados como esse”, finalizou Gláucia.

De acordo com o secretário da Saúde, Romildo Benedito Borelli, um dos principais pilares da atual gestão é a busca por um melhor atendimento dos munícipes, com a prevenção, tratamento e cura de doenças. “Estamos trabalhando diariamente para que esses dados continuem a melhorar, oferecendo um melhor atendimento ao público e, por consequência, uma melhor qualidade de vida para toda a população ararense”, ressaltou.

Você também pode ler:

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura promove palestra para produtores e comerciantes

Na última quarta-feira (17), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura promoveu uma palestra com produtores e comerciantes

Read More...

Centro de Informação ao Turista inicia atividades no Lago Municipal

O Centro de Informação ao Turista está funcionando normalmente no Parque Municipal “Fábio da Silva Prado” (Lago Municipal). De

Read More...

Prefeito Pedrinho Eliseu acompanha trabalho de combate a incêndio criminoso

Na última quarta-feira (17) o prefeito Pedro Eliseu Filho, acompanhado dos secretários Paulo Emygdio (Secretaria Municipal de Serviços Públicos)

Read More...

Mobile Sliding Menu