Os vereadores aprovaram por unanimidade na 16ª sessão ordinária, na última terça-feira (26), o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) que prevê nas salas de cinema do Município, no mínimo uma vez por mês, a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
As sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que será afixado na entrada da sala de exibição. Os filmes terão que ser apropriados e não será permitida a exibição de comercial publicitário e nem trailers. As luzes terão que estar levemente acesas e o volume do som reduzido.
Para a vereadora Regina Corrochel, a finalidade é garantir aos portadores de autismo e familiares deles, uma oportunidade de lazer, por meio, de sessões adaptadas de cinema à sua especificidade, assegurando assim a inclusão social dessas crianças e adolescentes. O descumprimento da lei prevê advertência e em caso de reincidência multa de um mil a cinco mil reais.