Quem pretende doar sangue neste sábado (6), na Etec Prefeito Alberto Feres, deve se atentar aos critérios utilizados para verificar quais voluntários estão aptos a participar da ação.
Além de questões relacionadas à saúde do doador, alimentação e hábitos do dia a dia também podem interferir temporariamente no momento da doação – veja os principais impedimentos abaixo.
Para a campanha que será realizada pela Secretaria da Saúde, das 9h às 12h, é necessário apresentar documento de identidade com foto para preenchimento da ficha e triagem médica.
A expectativa é coletar 150 bolsas do material, quantidade definida pelo Hemonúcleo de Campinas – responsável pela coleta de sangue. As equipes trazem o mesmo número de kits para análises preliminares, utilizadas durante a triagem. Por isso, a orientação é que os interessados em participar da iniciativa certifiquem se poderão realmente fazer a doação, evitando o descarte desnecessário de materiais.
O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. A iniciativa seguirá todos os protocolos de segurança para evitar aglomerações e exposição dos doadores a uma possível transmissão do novo coronavírus, causador da covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é obrigatório que os voluntários utilizem máscara e mantenham distância de dois metros de outras pessoas. Também será disponibilizado álcool gel para higienização antes e depois da doação.
Essa será a terceira campanha realizada este ano em Araras. Segundo dados da Saúde, na primeira foram coletadas 109 bolsas e na segunda, 114.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.
Requisitos básicos para doação:
-Estar em boas condições de saúde
-Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
-Pesar no mínimo 50 kg
-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
-Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
Impedimentos temporários:
– Resfriado: aguardar sete dias após desaparecimento dos sintomas
– Gravidez
– uso de medicamentos eventuais ou contínuos: o médico deve ser consultado para avaliar se é possível fazer a doação
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
– Fumar duas horas antes e duas horas após a doação
– Tatuagem e piercing nos últimos 12 meses
– Situações nas quais há risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses