Covid-19: carreta itinerante de testagem está no estacionamento da sede da PM, na Vila Dona Rosa

Categoria Saúde Publicado em

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras, por meio de licitação, para a realização de exames de covid-19 está agora no estacionamento da sede da Polícia Militar, na Vila Dona Rosa Zurita. O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e já aconteceu no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger e também no Parque Ecológico.

A mudança no local faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

Até o momento, segundo informações da pasta, mais de 10,9 mil testes já foram feitos pela equipe da carreta, que iniciou os trabalhos na cidade há pouco mais de um mês. A Prefeitura, no entanto, já vinha testando também pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela Secretaria da Saúde e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

Pessoas sem sintomas

Além da testagem dos pacientes suspeitos, a Secretaria Municipal da Saúde também realiza ações especiais para disponibilizar exames a pessoas que não têm sintomas da doença. Ao todo, já foram testados mais de 2 mil assintomáticos em três etapas – 508 deles no último sábado (13), durante mobilização realizada no Parque Ecológico. Na ocasião, 28 pacientes testaram positivo – 16 ainda em período de transmissão da doença e outros 12 já fora dele.

Realizados a partir de uma amostra de sangue, os testes avaliam a presença de anticorpos IgM/IgG e, com isso, também se a pessoa está em fase de transmissão da doença ou não.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar, a princípio, 15 mil testes, o que representa mais de 10% da população total da cidade. O número, no entanto, pode ser ampliado conforme a necessidade da rede municipal.

A ação visa atender a demanda por exames na cidade e também traçar o perfil epidemiológico da doença, o que servirá para avaliar o trabalho já realizado e direcionar novas ações para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu