Setor de Controle de Endemias divulga balanço das atividades desenvolvidas em 2021

Categoria Saúde Publicado em

Em balanço divulgado nesta sexta-feira (17), pelo Setor de Controle de Endemias, mais de 97 mil imóveis ararenses foram vistoriados em 2021 contra a dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

O balanço, além de destacar as visitas em busca de vetores, abordou os números de reclamações solucionadas, atividades educativas realizadas pelos agentes, o índice do ADL (Avaliação de Densidade Larvária), arrastões, bloqueios, nebulizações, campanhas de conscientização, entre outras intervenções promovidas pelo Setor.

“O ano de 2021 tem sido de muitas atividades desenvolvidas e orientação à população. Em relação ao número de casos de dengue, comparando com os confirmados até aqui, a queda é de 76%, em relação a 2020”, comentou a comentou coordenadora de Endemias e Zoonoses, Luciana Bianco.

Até o momento, Araras registra 210 casos de dengue, sendo: 128 (região Leste), 19 (Nordeste), 15 (Norte), 9 (Sudoeste), 8 (Sudeste), 8 (Oeste), 7 (Sul), 7 (Assentamentos), 6 (Central) e 3 (Rural). Em 2020, o município registrou 887 casos da doença.

O Setor de Controle de Endemias é composto por 37 profissionais: coordenador (1), supervisores (4), técnico em Enfermagem (1) e agentes de endemias (31).

 

Ações desenvolvidas pelo Setor de Controle de Endemias em 2021

Visitas a imóveis: aproximadamente 96 mil (Imóveis Especiais: 443 visitas/ Ponto Estratégicos: 2.235 visitas)

Reclamações solucionadas: 262 em 2021 (realizadas via aplicativo da Prefeitura (156) e as demais pelos próprios agentes de endemias)

Casas desocupadas: Os agentes de endemias, em parceria com as imobiliárias, vistoriaram dezenas de casas e edificações desocupadas do município de janeiro até o mês de dezembro

ADL (Avaliação de Densidade Larvária): O índice foi realizado quatro vezes durante este ano: Janeiro (0,9), Abril (0,3), Julho (0,1) e Outubro (0,4). De acordo com a classificação da ADL: índices menores 1 são satisfatórios, entre 1 a 3,9 a situação é de alerta  e acima de 3,9, é classificado como risco.

Visitas a obras: 70 vistorias em obras cadastradas em 2021. O ciclo de vistoria é bimestral.

Educativo: Atividades educativas desenvolvidas pelos agentes em 2021: bate-papo online com alunos do COC (março), distribuição de folders nas escolas INSA e CAIC (outubro) e no Cemitério Municipal (novembro).

Bloqueios e nebulizações

Arrastões: Jardim Ometto II (maio) e Jardim São João (setembro).

Visitas ao Cemitério Municipal: Retirada de plásticos, pratinhos de túmulos e aplicação de larvicidas (maio e novembro). Entrega de panfletos educativos e orientação (novembro).

 

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu