A Prefeitura de Araras, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação, promove ações especiais em comemoração ao “Dia da Árvore”, celebrado em 21 de setembro. Araras foi a primeira cidade do Brasil a comemorar a data, em 1902.
O trabalho conjunto envolve plantio de mudas frutíferas de goiaba, pitanga e gramichuma e também de ipês cor de rosa em escolas municipais. A programação começa nesta quarta-feira (18), no CAEE Ettore Zuntini, com alunos da unidade e também da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo), a partir das 14h. Os plantios seguem quinta (19), na Emeief Dona Rosa Padula Zurita, às 9h e às 15h, e na sexta-feira (20), na Emeief Ignácio Zurita Neto, às 15h.
“Esses plantios têm o objetivo de ampliar as ações envolvendo educação ambiental em nossa cidade, além de mostrar a importância das árvores para as novas gerações”, comentou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Cerri Junior.
Plantio de jatobá
Na sexta-feira (20), as ações incluem o plantio de um jatobá no Calçadão Monsenhor Quércia, às 9h. A atividade é coordenada pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e contará com a participação de profissionais do Cras Pró-Arara, que vão orientar a população sobre a importância desta espécie de árvore para as araras, símbolos do município, além, da promoção de reflorestamento da área central.
Araras: Cidade das Árvores
Conhecida como “Cidade das Árvores”, Araras foi pioneira em comemorar o “Dia da Árvore”, em 1.902, e realiza ações constantes que visam à preservação das espécies nativas e, consequentemente, do meio ambiente.
A festa foi idealizada nos moldes do “Arbor Day”, evento realizado nos Estados Unidos, que promovia discussão e, nesta iniciativa, tentava enraizar a consciência ecológica nas crianças, e cultivar no povo o amor pela natureza.
No Brasil, a festa foi idealizada por Alberto Löfgren, João Pedro Cardoso e Coelho Neto. Preocupados desde aquela época com a devastação das árvores, para construção de ferrovias, esses homens lutaram para promover uma campanha em prol à natureza.
O evento contou com plantio de mudas vindas do horto botânico de São Paulo. Cerca de 500 crianças das escolas da cidade plantaram 242 mudas de vários tipos como faveiro, peroba, carvalho, guarantã entre outras, incluindo a única remanescente, que é a palmeira centenária, localizada em frente ao Colégio Coronel Justiniano Whitaker de Oliveira.
A 1°Festa das Árvores repercutiu nacionalmente e teve a participação de integrantes da comitiva presidencial, enviada especialmente ao evento. Na comitiva constaram personagens renomados como o governador do Estado de São Paulo, Bernadino José de Campos Júnior, e o prefeito de São Paulo Antônio Prado.
Programação “Dia da Árvore”:
Quarta-feira (18) – plantio de mudas
15h, na CAEE Ettore Zuntini
alunos da Emeief Ivan Inácio de Oliveira Zurita (Escola do Campo) e do CAEE Ettore Zuntini
Quinta-feira (19) – plantio de mudas
9h e 15h, na Emeief Dona Rosa Padula Zurita
Sexta-feira (20) – Plantio de mudas
9h: Calçadão Monsenhor Qúercia
15h: Emeief Ignácio Zurita Neto