Devido à pandemia da Covid-19 (Sars-Cov-2), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, suspendeu temporariamente todos os atendimentos eletivos, ou seja, não programados pelas Unidades de Saúde da Atenção Básica (UBS e ESF). A determinação se deu por causa da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2).
Segundo a pasta, à exceção se faz nos seguintes casos: atendimento às gestantes, recém-nascidos, vacinação, cardiopatas, seguimento oncológico (câncer), diabéticos, hipertensos, entre outros.
“Os atendimentos nas unidades básicas não foram paralisados. Porém, neste momento, a nossa intenção é que não haja aglomerações nos locais. Posteriormente, os pacientes deverão procurar as unidades de origem para reagendar os consultas e exames suspensos”, explicou Roselaine Silva, coordenadora da Atenção Básica de Saúde.
O secretário da Saúde, Agnaldo Piscopo, explicou o motivo da suspensão das consultas eletivas nas unidades básicas. “As mudanças foram necessárias porque alguns profissionais que pertencem a essas unidades básicas foram remanejados para as novas dispositivos de suporte e atendimento aos pacientes Covid, criados pela Secretaria da Saúde, como a UMPAR e a URC”, explicou Piscopo.
Outras informações sobre os atendimentos das unidades de saúde podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522.