Vereadores aprovam título de cidadão ararense a deputado Nelson Marquezelli

Categoria Câmara Municipal, Notícias Publicado em
- Updated

A Câmara de Araras aprovou na última segunda-feira (16) a concessão do título de cidadão ararense ao deputado federal Nelson Marquezelli (PTB). O vereador José Roberto Apolari (PTB) propôs há mais de dois meses a entrega da cidadania ararense ao deputado pirassununguense. A proposta ganhou repercussão e o assunto não foi mais debatido abertamente na Câmara ao longo do período; porém ontem, quando a Câmara divulgou a pauta da Sessão (por volta das 16h) o assunto voltou à tona.A Câmara de Araras aprovou na última segunda-feira (16) a concessão do título de cidadão ararense ao deputado federal Nelson Marquezelli (PTB). O vereador José Roberto Apolari (PTB) propôs há mais de dois meses a entrega da cidadania ararense ao deputado pirassununguense. A proposta ganhou repercussão e o assunto não foi mais debatido abertamente na Câmara ao longo do período; porém ontem, quando a Câmara divulgou a pauta da Sessão (por volta das 16h) o assunto voltou à tona.

Como de praxe nesse tipo de tema, um pouco antes da sessão os vereadores se reuniram e contabilizou-se informalmente os votos – eram necessários 8 votos favoráveis à propositura. O vereador Jackson de Jesus (Pros) foi o único a contrariar a proposta de cidadania ao influente deputado.
Já os vereadores Apolari, Romildo Borelli – Baiano (PSD), Francisco Nucci (PR), Marcelo de Oliveira (PRB), Deise Olímpio (PSC) e Regina Corrochel (PTB) não se abateram com a pressão contra a proposta e deixaram claro que votariam a favor da concessão da cidadania. Como os votos são secretos, não se sabe os votos de Carlos Jacovetti (Rede), Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), Anete Casagrande (PSDB), Eduardo Elias – Du (PHS). Contudo, como Jackson de Jesus votou contra a cidadania, ao menos metade dos quatro últimos votou a favor da cidadania a Marquezelli.

Até houve uma tentativa, no dia da votação, de nova pressão contra a Câmara para que não concedesse a homenagem ao deputado. Num grupo de Facebook destinado aos ararenses, uma “enquete” realizada ainda ontem, momentos antes da votação secreta, indagou aos usuários quem era a favor e quem era contra a entrega do título – até o início da tarde de terça-feira cerca de 700 pessoas se diziam contra, 75 indiferentes e apenas 3 favoráveis.
Um abaixo assinado feito pelo PSol de Araras (liderado pelo professor Claudio Armelin Melon) também tentou pressionar os edis contra a propositura, mas ela acabou aceita.
A mesma proposta havia sido feita por Romildo Borelli – Baiano (PSD) em 2005 – na época o vereador estava no PTB. Contudo a maior parte dos vereadores da época rejeitou a homenagem. Segundo Baiano, apenas o então vereador Breno Cortella (PDT) assumiu que votaria contra a homenagem.
Já com claro sinal de que seu posicionamento seria derrotado, Jackson de Jesus cobrou que a Câmara deveria “dar a cara a tapa” e tornar a votação transparente. Francisco Nucci (PR) defendeu que a votação deveria ser secreta “para não criar constrangimentos aos homenageados” – apesar de que, mesmo com a votação secreta, são informados quando a cidadania a eles pretendida é rejeitada. Nucci, contudo, negou que a votação secreta na Câmara crie constrangimentos aos próprios vereadores.

Deputado polêmico
O nome de Marquezelli ganhou repercussão em Araras já que o deputado de Pirassununga se envolveu em algumas polêmicas em sua atuação como parlamentar. Marquezelli foi um dos votantes a favor da permanência de Michel Temer (PMDB) na presidência da República. Ele, aliás, foi um dos deputados indicados de última hora para ocupar cargo na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e votar a favor de Temer. Numa manobra do governo Michel Temer, ele entrou no lugar de Arnaldo Faria de Sá na CCJ. O deputado federal foi, em 2014, o sexto mais votado em Araras, recebendo 1.396 votos na cidade.
Além disso o nome do deputado é comumente vinculado a frase de que “quem não tem dinheiro, não faz faculdade. Não tem dinheiro, não faz.”
A frase viralizou quando em um vídeo, quando foi perguntado sobre a situação das universidades no país, Nelson repetiu diversas vezes que, “quem não tem dinheiro não faz universidade” e em seguida concluiu: “os meus filhos tem e vão fazer”.
Depois dessa repercussão negativa, ainda à época, o deputado afirmou em nota que o ajuste da PEC “não retira nenhum centavo para a educação e para a saúde”, mas que por outro lado a aprovação da matéria irá possibilitar um freio em orçamentos inflados. Ele também disse que, “remédios amargos são necessários para um momento difícil”.
Ainda na segunda-feira Marcelo de Oliveira relembrou a repercussão da frase dita por Marquezelli, mas declarou que o foco não deveria ser o que Marquezelli “faz por Araras”.

Votos dos vereadores sobre título de cidadania ararense a Marquezelli

Declarou ser favorável* Não declarou Declarou ser contrário*
José Roberto Apolari (PTB) Carlos Jacovetti (Rede) Jackson de Jesus (Pros)
Romildo Borelli – Baiano (PSD) Pedro Eliseu Sobrinho (DEM)
Francisco Nucci (PR) Anete Casagrande (PSDB)
Marcelo de Oliveira (PRB) Eduardo Elias – Du (PHS)
Deise Olímpio (PSC)
Regina Corrochel (PTB)

Fonte: Tribuna do Povo

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu